Título: Senado vota nova regra para a meia-entrada
Autor:
Fonte: O Globo, 25/11/2008, O País, p. 9

Farra de carteiras de estudante inviabiliza setor; proposta limita benefício a 40% dos ingressos.

BRASÍLIA. A Comissão de Educação do Senado deve votar hoje, em caráter terminativo, o projeto de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que regulamenta a concessão da meia-entrada para estudantes. O substitutivo apresentado na semana passada pela relatora da proposta, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), limita a concessão da meia-entrada a 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

Os produtores culturais reivindicavam uma cota ainda menor, de 30% dos ingressos disponíveis, e pretendiam exigir que essas compras fossem feitas com pelo menos 72 horas de antecedência, o que acabou não sendo aceito pela relatora.

Na última sexta-feira, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, cobrou do Congresso pressa na aprovação de regras sobre a concessão da meia-entrada. Ele disse que a situação é insustentável por conta de um "derrame" de carteiras estudantis falsas, que ameaça a viabilidade econômica do setor e afasta o público, à medida que produtores passam a fixar preços mais altos.

- Quem paga esse preço é o brasileiro honesto, que não tem carteira falsa - justificou o ministro na ocasião.

Se o projeto for aprovado e não houver recurso para que ele seja submetido à apreciação do plenário, a proposta seguirá diretamente para votação na Câmara.