Título: Presidente russo chega ao Rio para marcar presença na América Latina
Autor: Gois, Chico de; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 25/11/2008, Economia, p. 23

Medvedev apreciou carnes australiana e uruguaia e bebeu vinho chileno.

RIO e MOSCOU. Em meio a uma crise econômica que já se anuncia particularmente dura para a Rússia, o presidente Dmitri Medvedev desembarcou ontem à noite no Rio para marcar presença no maior país da América Latina e tentar reafirmar, apesar da situação mundial desfavorável, a capacidade russa de atuar em todas as partes do mundo. Hospedado no hotel Copacabana Palace, Medvedev saiu para jantar às 22h35m na churrascaria Marius, no Leme, com uma comitiva de 30 pessoas.

Apesar de estar no Brasil, o presidente apreciou (e repetiu) carnes especiais da Austrália e do Uruguai. Ele ainda experimentou, é claro, a famosa picanha. No jantar, também foram servidos lagosta e vieiras. A culinária brasileira, aliás, foi a coadjuvante do jantar. Medvedev bebeu, ao longo da refeição, vinho chileno (Almaviva, de 2004), que custa R$600 e é considerado um dos melhores do mundo. Segundo o dono do restaurante Marius, no Leme, Mairos Fontana, foi a bebida preferida da noite:

- Ele é muito simples, igual ao Putin (Vladimir Putin, ex-presidente russo). Experimentou também a caipirinha. De sobremesa, ele optou por frutas tropicais, como amoras, abacaxi , melancia e manga.

Após o jantar, nada de café. Ele tomou chá de erva-cidreira, capim limão e erva-doce. A conta só será fechada nesta terça-feira. Estima-se que a comitiva tenha gastado R$7 mil.

Na agenda do líder russo, que será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um jantar no Palácio Laranjeiras, está a assinatura de vários acordos, como o que determina o fim da exigência de vistos para viagens de turismo para cidadãos dos dois países. Medvedev visitará ainda a Petrobras

(*) Correspondente