Título: Morros continuam a desmoronar, e oito cidades ainda estão isoladas
Autor: Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 26/11/2008, O País, p. 4

Reparos em trecho do gasoduto só poderão ser concluídos em 21 dias.

FLORIANÓPOLIS. A enchente que provocou 84 mortes em Santa Catarina fez ontem a primeira vítima fatal na capital, Florianópolis: um motorista que trafegava pela SC-401 quando houve um desmoronamento de encosta. Os bombeiros trabalham para retirar a terra e descobrir se há outras vítimas.

Segundo a Defesa Civil, há 22.952 pessoas desabrigadas e 31.087 desalojadas. Ao todo, são mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Oito municípios continuam isolados: São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.

As equipes da Defesa Civil ganharam ontem o reforço de homens e de nove helicópteros para fazer o resgate de pessoas em áreas isoladas. O diretor da Defesa Civil de Santa Catarina, major Marcio Cruz Alves, afirmou:

- Nosso objetivo é garantir que as pessoas sejam atendidas. Essa operação deve durar cerca de dez dias ainda.

Ontem a chuva diminuiu em Florianópolis e no interior. Enfermeiros, médicos e agentes de saúde orientam a população sobre doenças e a necessidade de descartar alimentos molhados. Muitas cidades estão sem energia. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina, há 137 mil casas sem luz. O reparo e a conclusão das obras no trecho rompido do gasoduto estão previstos para 21 dias.

Caminhoneiros fazem fila nos postos de combustíveis e estacionamentos à espera da reabertura de rodovias como as BRs 101, 470 e 282. As equipes do Dnit já começaram o trabalho de retirada da terra. Prometem liberar hoje, caso não chova, a BR-282, que liga Florianópolis ao Oeste de Santa Catarina e permite chegar ao Rio Grande do Sul e ao Paraná. A BR-101, que liga o Sul ao Centro do país, tem três trechos interditados.

O governador Luiz Henrique da Silveira se reuniu em Florianópolis com os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para tratar de ações com o governo federal para o socorro às vítimas. Eles informaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende visitar o estado. Nascimento anunciou a liberação de recursos para estradas:

- Vamos liberar imediatamente R$40 milhões para recuperar a malha rodoviária.

oglobo.com.br/pais