Título: TRE mantém prefeito eleito de Recife
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 26/11/2008, O País, p. 5

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco decidiu anteontem à noite, por seis votos a zero, arquivar o pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT). Em decisão de primeira instância, divulgada em setembro, o juiz Nilson Guerra Nery, da 8ª Zona do Recife, determinara a inelegibilidade do candidato por abuso de poder político e econômico, a pedido do Ministério Público Eleitoral.

Ele era acusado de usar a máquina na produção e no lançamento, em março, de uma revista patrocinada pela prefeitura sobre Orçamento Participativo, programa que administrava como secretário de Planejamento. A pedido do Ministério Público, a Polícia Federal fez diligências na Secretaria de Administração e apreendeu computadores, cuja perícia mostrou troca de mensagens entre servidores da pasta fazendo campanha em favor do candidato.

A desembargadora Margarida Cantarelli, relatora do caso, aplicou multa de R$58,3 mil, mas não viu razão para cassar o registro, alegando que as irregularidades não teriam força de influenciar o pleito. (Jamildo Melo)