Título: Presidente do Ibama pede tropas no Pará
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 26/11/2008, O País, p. 8

Governo anuncia reforço após ataque de madeireiros ao órgão.

SÃO PAULO. Em resposta ao ataque à sede do Ibama em Paragominas (PA), incendiada por madeireiros no domingo, o presidente do órgão, Roberto Messias, pediu reforço da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança. Ele chamou o ato de terrorismo e anunciou o envio de mais fiscais ao município. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, repassou o pedido ao colega Tarso Genro (Justiça).

- Houve ofensa grave ao Estado brasileiro, violência contra servidores, instalações e carros do Ibama, e roubo de material apreendido. Consolidou-se uma cena de banditismo. Não podemos deixar que exista esse terrorismo contra a administração pública - disse Messias.

A depredação ocorreu após o Ibama apreender 19 caminhões carregados de madeira ilegal. Em protesto, o prédio foi invadido e incendiado, fiscais foram ameaçados, processos destruídos e veículos queimados.

Segundo o coordenador do Ibama Marco Antônio Vidal, a madeira apreendida vinha da reserva indígena Alto Rio Guamá. Segundo ele, a reação dos madeireiros foi causada pela apreensão de celulares e documentos dos veículos, que seriam provas do crime. Entre os manifestantes, ele diz ter identificado madeireiros e motoristas.

Na segunda-feira, a prefeitura, em nota, repudiou o ato, mas reclamou que as operações afetam a economia do município.

Do G1