Título: PIB americano encolhe 0,5%
Autor:
Fonte: O Globo, 26/11/2008, Economia, p. 21

Queda é a pior em 7 anos. No consumo, maior recuo desde 80.

Da Bloomberg News*

WASHINGTON. A economia americana recuou no terceiro trimestre a um ritmo mais intenso que o estimado anteriormente. O Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) dos EUA sofreu contração de 0,5% entre julho e setembro, considerando a taxa anualizada. Foi a maior queda desde 2001, segundo dados revisados divulgados ontem pelo Departamento do Comércio. A estimativa divulgada no mês passado era de declínio de 0,3%. No segundo trimestre, houve crescimento de 2,8%.

Os dados de gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da economia americana, também foram revistos para baixo. Em vez de queda de 3,1% no trimestre, a retração foi de 3,7%, na taxa anualizada. Foi o primeiro declínio desde 1991 e o maior desde 1980, após o então presidente Jimmy Carter ter imposto controles sobre o crédito. No segundo trimestre, o avanço das despesas do consumidor fora de 1,2%. E os lucros corporativos recuaram 0,9% no terceiro trimestre. Pesaram no resultado pagamentos de seguro e prejuízos decorrentes do furacão Ike. O relatório sobre o PIB divulgado ontem é o segundo de três estimativas oficiais. Ou seja, é possível que haja nova revisão.

Números do setor imobiliário divulgados ontem confirmam o cenário de recessão econômica. Os preços das casas nos EUA registraram queda recorde em setembro de 17,4%, frente a igual mês de 2007, segundo o índice S&P/Case Shiller, cujo levantamento abrange as 20 maiores cidades do país. E o índice nacional, calculado a cada três meses, caiu 16,6% em relação ao terceiro trimestre de 2007.

Apesar disso, a confiança do consumidor americano na economia melhorou em novembro, após cair no mês anterior ao nível mais baixo já registrado. Segundo o Conference Board, o índice ficou em 44,9 pontos, ante os 38,8 pontos de outubro.

(*) Com agências internacionais

BOVESPA SOBE 1,83%, na página 22