Título: A cidade parece que está em guerra
Autor: Gobbi, Nanda
Fonte: O Globo, 27/11/2008, O País, p. 5

Moro em Blumenau e a enchente atingiu a todos. Nenhum bairro se salvou. Blumenau é um vale, e por isso está cercada de morros. A chuva foi tão forte que atingiu tanto as áreas planas quanto as áreas elevadas.

A situação pegou todos de surpresa. As áreas de risco, de terrenos instáveis, haviam sido evacuadas uma semana antes de toda essa chuva. O problema foi que choveu tanto que o rio subiu de maneira muito rápida. Questão de horas. E as áreas que não eram consideradas de risco foram atingidas, inclusive o Centro da cidade. Tanto que as mortes aconteceram nas áreas que não eram consideradas de risco.

Prédios foram atingidos, ruas não suportaram o peso da água, desabaram e sumiram. Isso tudo no Centro da cidade. Existem hospitais de campanha em quase todos os bairros. Tenho amigos que estão desaparecidos. Existem famílias que perderam tudo.

Sou do Rio de Janeiro e estou morando em Blumenau há cerca de três anos. Nossa, nunca vi nada igual na vida!

A cidade parece que está em guerra. Helicópteros sobrevoando, tanques de guerra passando pelas ruas à procura de desaparecidos. Estamos sem água e somente nesta quarta-feira a luz voltou no meu bairro. Mas ainda existem bairros totalmente sem energia e até mesmo sem condições de tráfego.

Os helicópteros estão levando famílias para os abrigos. É triste ver pessoas desesperadas que viram seus filhos morrerem sem poder fazer nada.

oglobo.com.br/pais