Título: Crianças órfãs com a tragédia
Autor: Gobbi, Nanda
Fonte: O Globo, 27/11/2008, O País, p. 5

CURITIBA. Duas crianças sobreviveram por milagre num deslizamento de terra que matou quatro pessoas da família Eccel, em Rodeio, cidade rural próxima a Blumenau. Uma menina de 4 anos e um garoto de 12 estão entre as crianças órfãs em meio à tragédia. Perderam os pais e dois irmãos.

Agora, estão com os tios. Os pais das crianças, Dario e Giacomina Eccel, tinham uma fábrica de queijos, que foi arrastada num deslizamento. Bombeiros contaram que a criança de 12 anos sobreviveu porque saiu da cama para pedir socorro. A de 4 foi encontrada fora da casa, num morro. Estava sozinha, chorando muito e passando frio.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Voluntários da União, Jaime Junior Moser, descreveu quee a região onde ocorreu é cercada por morros e a propriedade da família ficava no topo de uma montanha.

¿ A chuva levou o rancho onde o casal tinha criação de vaca e outros animais e cem metros à frente estava a casa. Toda estrutura foi levada 600 metros morro abaixo. A casa caiu no rio, onde os entulhos soterraram a família toda ¿ lamenta.

Na fronteira de Santa Catarina com o litoral do Paraná, o comerciante Jair Dias morreu vítima de um desmoronamento onde morava, no litoral de Guaratuba, no Paraná.