Título: DEM representa contra Dilma por ato com declarações de apoio no Planalto
Autor:
Fonte: O Globo, 28/11/2008, O País, p. 10

BRASÍLIA. O DEM protocolou ontem, na Procuradoria Geral da República, pedido de investigação sobre a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, por supostos atos de improbidade administrativa e crime de responsabilidade. A ação é baseada na participação de Dilma, outros ministros e altos servidores em evento realizado anteontem, no Palácio do Planalto, no qual líderes de movimentos sociais lançaram o nome da chefe da Casa Civil como candidata à Presidência da República em 2010.

A representação do DEM destaca que a Constituição veda a promoção pessoal de autoridades públicas. A representação pede ainda que a Procuradoria apure se a ida dos manifestantes, ligados a entidades de cunho social, estudantil e sindical, foi custeada pelos cofres públicos.

- A ministra está em campanha, e usando a máquina pública para ganhar musculatura na campanha - disse o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ).

O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), defendeu Dilma, dizendo que é mais uma tentativa do DEM de "judicializar o debate político". Segundo Rands, o encontro com os movimentos sociais não teve o objetivo de divulgar a imagem da ministra.

- Ao constatar que perdem o debate político na sociedade, se apegam à tentativa de judicializar a política - disse Rands, criticando o DEM.