Título: Espanha lança plano de 11 bilhões
Autor:
Fonte: O Globo, 28/11/2008, Economia, p. 28

Objetivo do pacote, de 1,1% do PIB espanhol, é criar 300 mil vagas.

MADRI. Um dia depois de a Comissão Européia ter proposto um plano de estímulo econômico de 200 bilhões, o presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou que o Conselho de Ministros aprovará hoje um decreto-lei que estipula um crédito extraordinário de 11 bilhões (1,1% do PIB) em obras, com o objetivo de conter a erosão do emprego no país, provocada pela crise financeira mundial, e estimular a economia.

O objetivo é criar 300 mil postos de trabalho. Dos 11 bilhões, 8 bilhões serão destinados a um Fundo Extraordinário de Investimento Público, que vai aplicar recursos em obras públicas e equipamentos, sobretudo em construção de casas populares. Do restante, 800 milhões serão destinados ao setor de automóveis, 600 milhões para ações ambientais, 500 milhões para pesquisa e desenvolvimento, entre outros.

`Medidas urgentes e que exigem efeito rápido¿

Zapatero, que por muito tempo evitou falar em recessão, admitiu-a e alertou para a gravidade da situação.

¿ Estamos na ante-sala do que pode ser a maior recessão mundial desde a Segunda Guerra ¿ disse ele, durante uma audiência realizada no Congresso.

A prioridade das medidas, segundo ele, é estimular o mercado de trabalho:

¿ Todas as medidas se destinam a manter e criar empregos. São medidas de caráter urgente e que exigem efeito rápido.

Ele defendeu a confiança na ação dos governos mundiais para estimular a economia e disse que o momento é de determinação e compromisso.