Título: Garibaldi e Chinaglia dão bolo em Lula
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 29/11/2008, O País, p. 14

Presidente e Gilmar desistem de solenidade

Chico de Gois

BRASÍLIA. Depois de uma hora de espera, o presidente Lula cancelou ontem sua participação numa solenidade pública, no Palácio do Planalto, por causa da ausência dos presidentes do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), e da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Na hora do evento, os dois chefes do Legislativo, que haviam sido convidados para a cerimônia de assinatura de acordo de transmissão de sinal de TV digital das televisões públicas federais, já estavam em seus estados. Sem os dois, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que igualmente levou chá de cadeira na sala de Lula, onde esperava, também desistiu de participar.

A assessoria de Garibaldi informou que ele fora convidado, mas mandou informar que não poderia comparecer. Na quinta-feira, o presidente do Senado foi para João Pessoa e, na tarde do mesmo dia, voou para o Rio Grande do Norte. Ontem, estava no interior do estado. Chinaglia também viajou na quinta-feira. Ele foi a São Paulo para o jantar anual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Antes do início da solenidade, agendada para o salão nobre do Planalto, o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, foi verificar se havia quórum para o presidente descer de seu gabinete, no terceiro andar. Passados alguns minutos depois de Carvalho ter voltado a falar com Lula, desceram os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Educação, Fernando Haddad, além do assessor de Gilmar, Renato Parente. Carvalho, então, informou que Lula não participaria por causa da ausência de Garibaldi e Chinaglia:

- Não tem sentido ele participar sem os presidentes do Senado e da Câmara.

O protocolo assinado ontem prevê a criação de um operador da rede nacional de comunicação pública digital que inclui TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, Canal Educação e Canal Cidadania.