Título: PF pede a prisão de Daniel Dantas pela terceira vez em quatro meses
Autor:
Fonte: O Globo, 30/11/2008, O País, p. 13

SÃO PAULO. A Polícia Federal voltou a pedir a prisão preventiva do banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity. É o terceiro pedido de prisão do banqueiro desde o início da Operação Satiagraha, há quatro meses. Segundo a PF, Dantas continua a cometer supostos crimes financeiros pelos quais é investigado.

O pedido de prisão, feito pelo delegado Ricardo Saadi, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros em São Paulo e substituto do delegado Protógenes Queiroz no comando da Satiagraha, será avaliado pelo juiz da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto De Sanctis. Antes, porém, será avaliado pelo Ministério Público Federal, que ainda não se manifestou a respeito da necessidade de uma nova prisão do banqueiro.

A prisão de Dantas foi motivo de atrito entre o juiz De Sanctis e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Em julho, quando a operação foi deflagrada, De Sanctis decretou a prisão preventiva de Dantas por supostos crimes financeiros à frente do Opportunity. Dois dias depois, Gilmar mandou soltar o banqueiro. Enquanto a PF cumpria os requisitos burocráticos para a libertação de Dantas, De Sanctis decretou novamente a prisão do banqueiro, desta vez por tentativa de suborno a um delegado da PF. Gilmar, mais uma vez, mandou soltar Dantas.