Título: Infecção por HIV atinge índios no país
Autor: Jansen, Roberta
Fonte: O Globo, 30/11/2008, Saúde, p. 45

Ao receber o Prêmio Nobel de Medicina deste ano por ser um dos responsáveis pelo isolamento do vírus da Aids, o pesquisador francês Luc Montagnier chamou a atenção para a questão da disseminação da doença entre os índios brasileiros. Segundo o cientista, o programa brasileiro é muito bom, mas não alcançaria as pessoas ¿fora do circuito¿, ou seja, grupos como os índios. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) garante que, dos cerca de 500 mil índios do país, menos de 200 seriam soropositivos.

Não há um estudo abrangente sobre a presença do vírus nas 4.095 aldeias existentes no país, mas as estatísticas mostram que a região amazônica (onde vive metade dos indígenas) apresenta a menor prevalência da doença no país. Além disso, ações de atendimento médico às comunidades e testagem de mulheres grávidas confirmam que o número é muito baixo.

¿ Isso é feito por meio das ações de atenção básica, como consultas, teste laboratorial, atenção pré-natal ¿ afirmou o Wanderley Guenka, diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa.

Segundo o diretor da fundação, todos os portadores do vírus HIV identificados entre os índios brasileiros recebem o mesmo tratamento dispensado ao restante da população do país, isto é, atendimento freqüente e drogas anti-retrovirais para controlar a doença. (R.J.)

oglobo.com.br/vivermelhor