Título: Clima: pesquisa mostra apoio a corte de CO2
Autor:
Fonte: O Globo, 27/11/2008, Ciência, p. 33

Estudo em 11 países mostra que maioria acha que nações ricas devem reduzir emissões.

Uma pesquisa realizada em 11 países, entre eles o Brasil, revelou que parte considerável da população acredita que as nações ricas deveriam reduzir suas emissões de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa para combater o aquecimento global sem prejudicar o desenvolvimento dos demais países. De acordo com o estudo ¿Monitoramento do Conhecimento sobre o Clima 2008¿, 77% dos 12 mil entrevistados em Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China (continental e Hong Kong), Estados Unidos, França, Índia, Malásia, México e Reino Unido defendem a diminuição das emissões das nações industrializadas.

Realizada entre setembro e outubro, a pesquisa foi divulgada a poucos dias do começo da Conferência das Partes da Convenção das Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que será realizada na Polônia. Analistas acreditam que a conferência, parte das negociações para um acordo internacional capaz de substituir o Protocolo de Kioto, não deve trazer avanços.

Nada de significativo deve ser decidido sem os Estados Unidos, os maiores emissores de gases-estufa do mundo. O presidente George W. Bush se recusou a assinar Kioto e a assumir metas de redução de emissões. O presidente eleito Barack Obama, no entanto, prometeu tomar medidas concretas de combate ao aquecimento global. Mas disse que só irá anunciá-las após sua posse, em 20 de janeiro. Por isso, qualquer acordo significativo só é esperado para a próxima cúpula mundial sobre o clima, marcada para dezembro de 2009, na Dinamarca.

¿ O novo estudo mostra que os governos têm o apoio da população de seus países para adotar medidas contra as mudanças climáticas ¿ disse o coordenador da pesquisa, Steve Howard.

O estudo foi financiado pelo banco HSBC e teve assessoria de Nicholas Stern, coordenador do maior relatório sobre o impacto econômico do aquecimento global.