Título: Lula manda mudar regras do FGTS
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/12/2008, O País, p. 9
Objetivo é aumentar valor do saque para ajudar vítimas de Santa Catarina.
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ontem mudança nas regras de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para atender os desabrigados pelas enchentes em Santa Catarina. Lula já havia acenado com essa possibilidade, mas ontem mandou fazer um estudo para definir quando e quanto as vítimas das chuvas poderão sacar para reconstruir suas casas.
Uma das propostas em discussão é a elevação do teto de R$2.600 para saque em caso de calamidade pública. O novo valor ainda não está decidido. A legislação atual também limita os saques nessas situações após o período de um ano. Ou seja, um beneficiado do saque só terá direito a novo após 12 meses.
Lula propôs a criação de um grupo de especialistas para estudar as causas dos deslizamentos de terra no Vale do Itajaí:
- Nunca tivemos conhecimento de uma catástrofe como esta. Já tivemos notícias de cheias naquela região, mas não a catástrofe que estamos tendo, de terras inclusive que estão em parques de preservação ambiental, portanto, totalmente arborizadas, que estão se movendo com uma facilidade muito grande - disse.
Em solenidade no Planalto, Lula pediu ao secretário-executivo do Fórum de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli, que reúna especialistas para estudar as razões da tragédia no estado. O presidente disse ter sugerido que o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, junte especialistas para realizar um levantamento do que precisa ser feito para evitar enchentes e deslizamentos de terra na região:
- Certamente tem problema de mudança climática, mas tem a questão da fragilidade da terra de se agüentar no seu lugar. É um negócio que acho que mereceria um estudo, para que a gente não tenha, daqui a cem anos, uma outra coisa dessas.
oglobo.com.br/pais