Título: Advogado de Dantas diz que juiz é suspeito
Autor: Freire, Flávio; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 03/12/2008, O País, p. 5

Nélio Machado entra com recurso e acusa De Sanctis de não ter analisado material de defesa do banqueiro.

SÃO PAULO. Horas depois de o banqueiro Daniel Dantas ser condenado a dez anos de prisão, o criminalista Nélio Machado, seu advogado, entrou com um recurso de apelação pedindo "reexame da causa por inteiro". O recurso deverá ser encaminhado para análise da quinta turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), de São Paulo. Nélio Machado vai pedir ao TRF a nulidade da sentença que condenou Dantas.

- O doutor De Sanctis tinha, desde o início, uma tendenciosidade flagrante. A pena é despropositada, maior que de homicida e de estuprador - criticou o advogado.

Uma das queixas de Nélio Machado é que entregou recurso de 289 páginas com 130 documentos, inclusive um laudo contestando gravações telefônicas, em 19 de novembro, e que o tempo foi exíguo para a análise deste material.

- Isso aqui não valeu nada - disse ele, apontando para a defesa apresentada ao juiz.

Dantas esteve ontem em São Paulo. Segundo o advogado, ele ficou sabendo da sentença pela imprensa. Para Nélio Machado, a condenação é provisória:

- O juiz é suspeito, e sua conduta é tão suspeita quanto.

Em nota, o advogado de Dantas disse que o processo julgado por De Sanctis "é absolutamente nulo". No texto, ele alega: "Não houve o crime atribuído ao meu constituinte. Sua defesa foi cerceada, as provas são fraudadas, e o magistrado impediu a perícia indispensável à demonstração da improcedência da acusação".

Advogado diz que houve cerceamento de defesa

Nélio Machado ainda afirma: "A sentença desconsiderou a defesa como também, no correr da ação penal, indeferiu todos os seus requerimentos, desprezando as denúncias de práticas abusivas e ilegais evidenciadas também pela participação da Abin, que não tem nenhuma atribuição constitucional ou legal para atuar em investigação penal".

Também sob a alegação de que houve cerceamento à defesa, Renato de Moraes, advogado do empresário Humberto Braz, disse ontem que vai recorrer da sentença de Fausto de Sanctis. Para Moraes, o processo foi "uma armação engendrada pelo delegado Protógenes Queiroz" e houve cerceamento da defesa. O advogado disse que vai entrar com recurso no TRF para anular a sentença de De Sanctis.

- Vamos apresentar um recurso no TRF para que haja um julgamento sereno e adequado, o que não aconteceu até hoje - disse Moraes, que vai pedir a reforma da sentença e "reconhecimento da inocência" de seu cliente.

Em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, o advogado Silva Neto, que representa Hugo Chicaroni, disse que a "pena é excessiva" e que vai recorrer da sentença.