Título: Seguro-desemprego é liberado para atingidos
Autor: Carvalho, Ana Paula de; Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 03/12/2008, O País, p. 9
BRASÍLIA. Trabalhadores catarinenses de empresas atingidas pelas chuvas terão direito a receber sete parcelas do seguro-desemprego. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, enviou ontem proposta ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para que seja autorizada a liberação. Como é uma medida emergencial, causada por calamidade pública, a decisão será publicada no Diário Oficial mesmo antes da apreciação do conselho, e o pagamento será efetuado.
O ministério libera de três a cinco parcelas do seguro-desemprego, mas, excepcionalmente Lupi autorizou ampliar para sete meses. O valor, calculado de acordo com o salário, varia de R$415 a R$776,46.
¿ A medida visa a atender as vítimas da tragédia que acomete Santa Catarina, principalmente os trabalhadores do Vale do Itajaí, que enfrentam sérias dificuldades ¿ disse Lupi.
A medida equivale ao seguro-desemprego pago pelo governo aos pescadores na época do defeso, quando estão proibidos de pescar durante a reprodução de várias espécies de peixes. O ministério irá definir os locais onde os trabalhadores poderão se cadastrar e reivindicar o direito ao benefício. O procedimento deve começar semana que vem.
CHUVAS NO RIO, na página 20