Título: Lula pede votação de reforma tributária já
Autor: Jungblut, Cristiane; Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 03/12/2008, O País, p. 11

Presidente quer ajuda de governadores do NE; oposição promete não obstruir no ano que vem.

BRASÍLIA e RECIFE. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu ontem no apoio dos nove governadores do Nordeste, em encontro em Recife, para forçar o Congresso a votar a reforma tributária ainda este ano. Mas foi avisado por líderes da base aliada de que não há como vencer a obstrução da oposição, que não quer a votação este ano de jeito algum. À noite, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse que a proposta de Lula é que a proposta vá a plenário e seja votada, mesmo sem acordo.

- O presidente Lula, ao final, deu sua posição. Ele acha que, para o Brasil, é fundamental a reforma tributária. O governo está comprometido com ela, e vai apelar ao Congresso, aos líderes, para que votem agora, mesmo sem acordo - disse Cid.

Lula chegou a defender a convocação extraordinária do Congresso, em janeiro, para votar a reforma. Mas a proposta é considerada inviável - os parlamentares não ganham mais adicional em seus vencimentos para trabalhar no recesso e dificilmente haveria quórum.

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, presente à reunião, disse que Lula definiria o calendário com os governadores. Sobre as muitas reivindicações apresentadas pelos governadores nordestinos para alterar o texto aprovado, Múcio disse que é preciso chegar a um meio-termo:

- Se sonharmos com a reforma-modelo, nunca vamos sair deste modelo que vige hoje para o sistema que desejamos.

O adiamento da votação conta com a simpatia até do presidente da Comissão Especial que aprovou a reforma, Antonio Palocci (PT-SP), e do relator da proposta, Sandro Mabel (PR-GO). Oficialmente, os líderes mantêm o discurso de que é preciso votar pelo menos o texto-base, e culpam a oposição pelas dificuldades, mas, na verdade, não há consenso na base e há ainda a resistência do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), de pôr o tema em pauta.

- E esses líderes que não conseguem ter força para convencer o presidente Lula a abrir os olhos! - criticou Antonio Carlos Magalhães Neto (BA).

O líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), admitia a impossibilidade de votar a reforma tributária este ano.

- Com obstrução, não dá para votar - disse Rands.

Após reunião com a oposição, o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que vai encaminhar a proposta dos oposicionistas de adiar a votação. Em troca, a oposição promete não obstruir a votação da reforma ano que vem. Os líderes dizem nos bastidores que o problema é convencer Lula e a área econômica. Ontem, em visita ao Senado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, insistiu:

- Para o governo, o importante é votar a reforma tributária o mais rápido possível.

(*) Enviado especial