Título: Justiça suspende uma das ações contra Cacciola
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 03/12/2008, Economia, p. 24

O ex-banqueiro Salvatore Cacciola, que está preso no Rio desde julho, ficou livre de uma ação que tramitava na Segunda Vara Criminal de São Paulo. O advogado Carlos Ely Eluf conseguiu na noite de segunda-feira a suspensão do processo contra Cacciola sobre emissão de debêntures sem lastro. De acordo com o advogado, o juiz aceitou o pedido apresentado pela defesa na base do princípio de especialidade.

- A alegação foi a de que só era válido o processo em que o país pediu a extradição (de Mônaco) - disse Eluf, que, embora não defenda mais o ex-banqueiro, continuou acompanhando o processo.

A partir de agora, Cacciola responde apenas à ação criminal, na qual foi condenado em novembro pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange Rio e Espírito Santo, a 13 anos de prisão. Essa decisão foi tomada pelos desembargadores Márcia Helena Nunes, relatora do caso, Messod Azulay Neto e Lilane Roriz.

Apesar de estar recorrendo da decisão, já a partir do segundo semestre de 2009 haverá progressão na pena. Ou seja, Cacciola pode passar para regime semi-aberto, permitido pela legislação após um terço da sentença cumprida.

oglobo.com.br/economia