Título: CCJ adia votação sobre mandatos
Autor: Junblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/12/2008, O País, p. 4
Oposição teme que aliados tentem prorrogar o governo Lula.
BRASÍLIA. Depois de ameaça de obstrução, a base governista e a oposição fecharam um acordo para adiar por duas semanas a votação do parecer do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre várias propostas de emenda constitucional que propõem o fim da reeleição e a ampliação dos mandatos do presidente da República, de governadores e de prefeitos de quatro para cinco anos. A oposição desconfia que a base deseja abrir uma janela constitucional para ampliar o atual mandato presidencial. Havia forte temor de DEM, PSDB e PPS que a votação do relatório acontecesse ontem. Com isso, seria criada uma comissão especial que teria poderes, inclusive, para fazer um novo projeto. Pelo acordo, o DEM quer garantir a relatoria da comissão especial para monitorar o projeto.
Apesar de o texto prever que as regras valeriam para futuras eleições, a oposição teme uma manobra que permita mudança nos atuais mandatos. João Paulo chegou a afirmar que não se oporia se a maioria decidisse sobre a validade das mudanças para 2010.
- Está clara a tentativa de permitir prolongar o mandato do presidente Lula. É uma corrida desesperada - advertiu o vice-líder do DEM, José Carlos Aleluia (BA).
- Não há estratégia do PT para ampliação do mandato do presidente - rebateu o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo (SP), integrante da CCJ. (Gerson Camarotti)