Título: Núcleo dará assistência jurídica a detentos
Autor: Damasceno, Natanael; Candida, Simone
Fonte: O Globo, 05/12/2008, Rio, p. 15

Plano inclui presídio para jovens.

O projeto prevê ainda a construção de um núcleo, no Centro do Rio, para oferecer assistência jurídica a presos e seus parentes. O investimento é de R$1,5 milhão e deve beneficiar 28 mil pessoas até julho de 2009. Está prevista também a construção de um presídio para jovens entre 18 e 24, em Gericinó. Ele terá espaços para salas de aula, cursos educacionais e profissionalizantes, além de atendimento médico, psicológico e social. Com a medida, pretende-se evitar o contato dos jovens com presos de alta periculosidade. O Rio é o segundo estado da federação a receber o programa (o primeiro foi Pernambuco).

Numa outra frente, o projeto recrutou 2.300 mulheres das comunidades contempladas para atuar na mediação de conflitos e no encaminhamento de jovens em situação de risco social a cursos de qualificação profissional. Para desenvolver o trabalho, com dedicação de oito horas semanais, elas receberão uma bolsa-auxílio de R$190 mensais. Uma terceira frente, de qualificação profissional, e atividades culturais e esportivas, vai oferecer em todo o estado 2.710 vagas para jovens de 15 a 29 anos. Os cursos serão ministrados pelo Senac em áreas como beleza, gastronomia e hotelaria.

Uma última frente vai restaurar espaços importantes das comunidades, como praças e campos de futebol. Dentro desse programa, lembrou o governador Sérgio Cabral no local da cerimônia, num antigo depósito de uma distribuidora de gás será construída uma policlínica.