Título: Dalai Lama pede ajuda à UE
Autor:
Fonte: O Globo, 05/12/2008, O Mundo, p. 35

Líder tibetano quer que Europa intervenha em diálogo com a China.

BRUXELAS. O líder espiritual tibetano Dalai Lama pediu ontem à União Européia que ¿não economize esforços¿ para persuadir as autoridades chinesas sobre a necessidade de resolver através da negociação a situação do Tibete. Em discurso no plenário do Parlamento Europeu, ele ressaltou a necessidade de manter um ¿diálogo estreito¿ com Pequim e insistiu que seu movimento não procura a secessão da China, mas tenta ¿construir uma sociedade harmônica¿.

¿ Solicitamos às autoridades chinesas algo que já se menciona em sua Constituição, os direitos das minorias ¿ afirmou, ressaltando que o Tibete quer fazer parte da China por seu próprio interesse. ¿ O Tibete era materialmente atrasado e os tibetanos querem modernizar o Tibete e nos interessa estar dentro dessa grande nação que é a República Popular da China.

O Dalai Lama insistiu que os tibetanos não estão contra o governo chinês e afirmou que a luta pacífica é o melhor caminho. A presença do líder espiritual do Tibete em Bruxelas faz parte da viagem que ele faz pela Europa. Antes da Bélgica, o Dalai esteve na República Tcheca, que terá a Presidência rotativa da UE a partir de janeiro.

Pequim reagiu à viagem do líder espiritual à Europa e cancelou a cúpula UE-China prevista para esta semana em Lyon. A medida foi uma retaliação ao anúncio do presidente rotativo da UE, o francês Nicolas Sarkozy, de uma reunião com Dalai Lama no sábado. O governo chinês advertiu que os planos de Sarkozy podem pôr em perigo as relações comerciais entre os dois países.