Título: Zimbábue decreta emergência após epidemia de cólera matar 560
Autor: Jansen, Roberta; Marinho, Antônio
Fonte: O Globo, 05/12/2008, Ciência, p. 38

Médicos Sem Fronteira alertam que doença ameaça África do Sul.

HARARE. O Zimbábue declarou estado de emergência ontem devido à epidemia de cólera que já matou pelo menos 560 pessoas no país. Desde de agosto, foram registrados cerca de 12.500 casos. As condições de saneamento precárias do país ¿ que atravessa uma crise política ¿ dificultam o combate da epidemia. A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), que presta ajuda às vítimas, disse que a cólera é freqüente no país, mas que desta vez causa maior preocupação por atingir as áreas urbanas, inclusive a capital Harare.

Segundo a MSF, a cólera avança em direção à África do Sul. A cidade Beitbridge, na fronteira do Zimbábue com a África do Sul, é uma das que reúne maior número de casos. Três mil dos 40 mil habitantes da cidade estão com cólera. Muitos moradores tentam, em desespero, ir para a África do Sul.

O governo do presidente Robert Mugabe, alvo de críticas da comunidade internacional, pediu ontem ajuda. O ministro da Saúde, David Parirenyatwa, disse que os hospitais precisam urgentemente de remédios, comida e equipamentos. Também faltam médicos e enfermeiros. Em novembro, Mugabe havia impedido a entrada no país do ex-presidente americano Jimmy Carter e do ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, que fariam uma visita para avaliar as condições humanitárias no Zimbábue, consideradas críticas.

A maior parte do país não conta com saneamento básico, abrindo caminho para a transmissão do vibrião do cólera.