Título: Lula: As coisas estão acontecendo no Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2008, O País, p. 10

Presidente comemora avaliação positiva recorde de 70% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha.

SÃO PAULO e RIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a responder que não comentaria, mas não resistiu à chance de falar sobre a pesquisa Datafolha que aponta um novo recorde de aprovação popular de seu governo. Lula disse que o resultado se deve ao fato de que as pessoas estão reconhecendo o seu trabalho. Segundo o instituto, o número de brasileiros que consideram o governo Lula ótimo ou bom subiu de 64%, em setembro, para 70%. É a maior aprovação desde a redemocratização, em 1985.

- Vocês me conhecem e sabem que não comento pesquisa. Minha preocupação é trabalhar para que o resultado do trabalho apareça. Acho que as coisas estão acontecendo no Brasil e as pessoas estão descobrindo as coisas, as pessoas estão vivendo. É uma coisa circunstancial - disse o presidente.

O humor de Lula não escondia sua satisfação com a pesquisa. Ele fez piadas e brincou com os jornalistas que acompanhavam seu encontro com a ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt: sugeriu a um repórter que comprasse um carro novo, apesar da crise; brincou com o penteado de outro e até pediu para ver fotos.

No Nordeste, o maior índice de aprovação, 81%

A pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o índice de brasileiros que consideram o governo ótimo ou bom chegou a 70%. Segundo o jornal, é um índice nunca atingido por outro presidente no país desde a redemocratização. O levantamento foi feito entre 25 e 28 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram ouvidos 3.486 brasileiros com mais de 16 anos em todo o país.

Em 2007, a aprovação de Lula oscilava entre 48% (março e agosto) e 50% (novembro). Em março de 2008, subiu para 55% e passou a 64% em setembro. Lula teve avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões. Destacou-se o apoio entre os mais jovens, os mais escolarizados e no Sudeste, com aumento de nove pontos em cada um destes itens. O Nordeste ainda é a região com maior apoio a Lula: 81% de avaliação ótima ou boa.

A nota média atribuída ao governo - de 0 a 10 - foi de 7, em setembro, para 7,6. A área econômica é a mais bem avaliada: 17% apontaram o setor como o de melhor desempenho na gestão Lula, seguido de educação (12%) e combate à fome e à miséria (11%). A área de pior desempenho foi saúde, com 24%, seguida de segurança (16%) e combate ao desemprego (10%).

O levantamento mostra que 27% dos brasileiros não tomaram conhecimento da atual crise financeira, enquanto 41% disseram estar "mais ou menos" informados e 14%, bem informados sobre ela. Outros 42% concordaram com a frase dita por Lula (sem identificar o autor), de que lá fora a crise é um tsunami, mas, se chegar ao Brasil, será uma "marolinha". Já 39% discordam da afirmação, totalmente ou em parte.

O brasileiro está otimista para 2009: 78% crêem que a vida vai melhorar; 3% disseram esperar o contrário. Para 14%, a situação continuará como está. Sobre a situação do país, 65% disseram acreditar que ela vai melhorar, enquanto para 22% continuará igual. Só 8% acham que o país ficará pior em 2009.