Título: Péssimo exemplo na Zona Sul
Autor: Merola, Ediane
Fonte: O Globo, 06/12/2008, Rio, p. 25

Casa no Jardim Botânico acumula água novamente.

Enquanto a cidade se mobiliza contra a dengue, um caso de reiterada falta de preocupação com a proliferação do mosquito mobiliza moradores do Jardim Botânico. A proprietária de uma casa na Rua Saturnino de Brito vem acumulando água em dezenas de potes de requeijão, do tipo usado em restaurantes, na laje de um terraço e num pequeno quintal. Vizinhos do imóvel temem que os potes, empilhados há vários dias, virem criadouros do Aedes aegypti. A proprietária da casa já havia sido denunciada em 22 de março, quando O GLOBO publicou uma foto de milhares de latinhas guardadas no local.

Segundo uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, no dia seguinte à reportagem de março, o terraço foi completamente limpo, mas o descaso voltou a preocupar no mês passado:

¿ Agora, a dona da casa junta dezenas de potes de requeijão, que ela pega nos restaurantes do bairro. Estão todos cheios de água. Tenho filho pequeno e ele já foi picado várias vezes por mosquitos. Alguém precisa dar um jeito nisso porque já recorri de todas as formas para ver o problema resolvido ¿ reclama a moradora, que já tentou resolver o problema amigavelmente, sem sucesso, e já ligou para as secretarias de Saúde do estado e do município.

Uma equipe de reportagem do GLOBO procurou, sem sucesso, a proprietária da casa, para discutir o assunto. Já a Secretaria municipal de Saúde informou ontem que esteve na residência há três semanas e, nos próximos dias, voltará para fazer nova inspeção.