Título: Influência diminui na América Latina
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2008, O Mundo, p. 47

WASHINGTON. Pela primeira vez na história da diplomacia americana, o principal membro do Departamento de Estado para as Américas reconheceu publicamente que os Estados Unidos estão perdendo influência na região. As declarações foram feitas pelo secretário de Estado assistente para o continente americano, Thomas Shannon, durante o simpósio ¿Diplomacia dos EUA nas Américas¿, na Câmara de Comércio dos EUA, em Washington, na qual estiveram presentes mais de 20 embaixadores de países da região nos EUA.

Shannon, na verdade, evitou usar a expressão ¿perda de influência¿, mas o teor de sua declaração foi claro:

¿ Este tem sido um período de grande dinamismo ¿ disse ele, referindo-se aos oito anos do governo Bush. ¿ Esta é uma região que está mudando e, à medida que muda, temos que entender que a natureza de nossa influência também muda.

A diminuição da importância dos EUA em diversas áreas do mundo tem sido motivo de análise de muitos acadêmicos. Mês passado, o relatório feito a cada quatro anos pelas 16 agências de inteligência do país já descreve um mundo no qual União Européia e China rivalizam com os EUA em termos comerciais, diplomáticos e até militares.

¿ O impacto da globalização, a democratização da América Latina e sua abertura ao comércio, e a sua capacidade de se conectar com sócios comerciais e políticos criou um ambiente no qual a América Latina aparece realmente conectada ao resto do mundo ¿ disse Shannon.