Título: Relatório final será divulgado para famílias
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2008, O País, p. 17

Acidente desencadeou a crise no setor.

Em nota divulgada na tarde de ontem, o Centro de Comunicação da Aeronáutica informou que só apresentará o relatório final das investigações na próxima quarta-feira, após reunião com os parentes das vítimas. O texto afirma que uma apresentação prévia de trechos da reconstituição do acidente e de algumas conclusões foi feita às famílias em agosto deste ano. Vários pontos, acrescenta a nota, já são de conhecimento público.

Como exemplo, cita o comunicado, não havia erros de projeto dos equipamentos de comunicação do Legacy e não foi encontrada ¿indicação de influência de cobertura radar, por ineficiência ou deficiência de desecaequipamentos de comunicação e vigilância no controle de tráfego aéreo¿. Os pilotos americanos, em depoimento de duas horas ao Cenipa em Washington, em fevereiro, disseram que não desligaram o transponder e que não se recordam de ação que pudesse ter causado tal falha, diz a Aeronáutica.

O acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, que fazia o vôo 1907 de Manaus a Brasília, foi em 29 de setembro de 2006. As aeronaves se chocaram no ar, deixando 154 mortos do Boeing, que caiu na mata fechada ao norte do Mato Grosso do Sul. O Legacy, que seguia de São Paulo para os Estados Unidos com sete ocupantes, conseguiu pousar numa base aérea no Pará. Todos sobreviveram. O resgate dos corpos das vítimas do avião da Gol demorou 49 dias e desencadeou a pior crise do setor aéreo brasileiro, além da queda de Waldir Pires do Ministério da Defesa.