Título: Bento XVI reza pela tragédia de SC
Autor: Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 08/12/2008, O País, p. 4

Papa expressa a sua `comoção¿ com mortos e desabrigados das enchentes.

O papa Bento XVI manifestou ontem, na Bênção do Ângelus, sua ¿comoção¿ pelas vítimas das inundações causadas pelas fortes chuvas que, no fim de novembro, atingiram Santa Catarina. A catástrofe provocou 122 mortes e 29 desaparecidos até agora. Há ainda 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados.

¿ Desejo reiterar meus sentimentos de comoção pelo desastre ambiental ocorrido no Estado de Santa Catarina, que causou inúmeras mortes e deixou milhares de pessoas sem casa ¿ disse Bento XVI, em português, a milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro.

O pontífice expressou sua solidariedade aos milhares de desabrigados pelas chuvas e invocou a proteção de Deus, ¿para que possa recompensar o povo brasileiro e as autoridades nacionais e estrangeiras pela ajuda prestada aos desabrigados nesta hora de consternação¿. O religioso estendeu a bênção apostólica a todas as famílias afetadas pela tragédia e a todo o povo brasileiro.

Produtores rurais querem liberação de áreas

Os produtores rurais do Morro do Baú, em Ilhota, Vale do Itajaí, querem agilidade na liberação das áreas atingidas pelas enchentes e deslizamentos que fizeram vítimas fatais, desabrigados, destruíram centenas de casas e causaram prejuízos gigantescos à agricultura.

Cerca de 300 pessoas participaram ontem, na Igreja do Braço do Baú, de reunião com o governador Luiz Henrique (PMDB) e representantes das equipes de avaliação das áreas de risco para discutir a volta das pessoas a suas casas, interditadas há 15 dias.

Especial para O GLOBO