Título: Krugman: governos são lentos
Autor:
Fonte: O Globo, 08/12/2008, Economia, p. 18

ESTOCOLMO. Prêmio Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman mostrou-se ontem preocupado com a velocidade dos governos em criar planos para superar a atual crise global. Para ele, não é possível chegar a uma solução rápida o suficiente para prevenir uma grande quantidade de danos às economias. Krugman disse ainda estar apreensivo em relação a 2009.

¿ Os mecanismos simples de produção de um resgate para a economia mundial são muito difíceis. O ritmo em que as coisas estão piorando é tão rápido que é difícil ver como as medidas podem chegar ¿ disse o professor de economia da Universidade de Princeton e colunista do jornal The New York Times, que está na capital sueca para a cerimônia do Nobel.

O economista disse ainda duvidar que o setor automotivo dos EUA sobreviva a longo prazo, mas considera válido ajudar o setor a curto prazo. Para ele, as montadoras americanas de Detroit ¿ as Três Grandes (GM, Ford e Chrysler) ¿ provavelmente desaparecerão.

Krugman, famoso crítico da administração de George W. Bush, disse que está muito satisfeito com a escolha do presidente do Federal Reserve (o banco central americano) de Nova York, Timothy Geithner, como o próximo secretário do Tesouro americano:

¿ Ele é muito inteligente, foi mais rápido ao perceber a vulnerabilidade do sistema financeiro que a maioria das pessoas, mas está diante de uma tarefa muito desafiadora ¿ disse Krugman, que admitiu não estava consciente da fragilidade do sistema financeiro.