Título: Sony vai demitir 16 mil em todo o mundo
Autor:
Fonte: O Globo, 10/12/2008, Economia, p. 31

Cinco empresas nos EUA anunciam cortes.

NOVA YORK e TÓQUIO. Os efeitos da crise global continuam a se alastrar na economia real. Ontem, a japonesa Sony anunciou o corte de 16 mil vagas em todo o mundo e a redução de investimentos. Nos Estados Unidos, outras cinco empresas, de fabricantes de chips à federação de futebol, também anunciaram demissões.

Os cortes da Sony são os maiores anunciados por uma empresa asiática desde o início da crise, que vem reduzindo a demanda por produtos eletrônicos. Seu objetivo é reduzir seus custos em US$1,1 bilhão por ano. A Sony vai demitir oito mil funcionários, ou 5% de sua força de trabalho total, mais oito mil temporários.

¿ O número parece grande, mas não será o bastante ¿ disse Katsuhiko Mori, administrador do fundo Daiwa SB Investments.

A fabricante de chips de computador Novellus Systems informou ontem que vai reduzir sua força de trabalho global em 10%. Segundo a agência de notícias AP, como a empresa, que opera nos EUA, na Europa e na Ásia, tem cerca de 3.500 funcionários, ou seja, seriam fechadas em torno de 350 vagas. A decisão da Novellus também se deveu à queda na demanda. Além disso, a empresa vai reduzir o salário de seu diretor-executivo em 50%. Ele ficará sem bônus e opções de compra de ações em 2009.

Somando-se à onda de demissões, o grupo hoteleiro Wyndham disse que vai demitir quatro mil no primeiro trimestre de 2009. A Danaher, que faz ferramentas e equipamentos médicos, vai fechar 1.700 postos de trabalho e 13 fábricas no trimestre corrente, a fim de reduzir seus custos anuais em US$100 milhões.

A Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês) vai demitir 150 pessoas nos próximos 60 dias. E o Principal Financial Group vai demitir 550 funcionários.