Título: Innovare premia ampliação do acesso à Justiça
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 12/12/2008, O País, p. 4
Ações adotadas para agilizar processos são contemplados
BRASÍLIA. O Instituto Innovare premiou ontem, em cerimônia no Planalto, cinco iniciativas para promover a democratização no acesso à Justiça, entre elas dois projetos do Rio. Um deles agilizou provas periciais em processos gratuitos no Tribunal de Justiça, e o outro criou um cadastro online, no Ministério Público, de crianças e adolescentes que estão em abrigos, com registro de seu histórico.
O Instituto Innovare, presidido pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, concedeu também prêmios para defensores públicos que negociaram acordos extrajudiciais para famílias afetadas pelo acidente nas obras do metrô-SP.
Outros consagrados foram os advogados que coordenam projeto de atendimento ao público na Universidade de Fortaleza. Também foi premiado o juiz João Agnaldo Gandini, que atuou para solucionar casos de invasão e ocupação de terras.
O prêmio, que concede R$50 mil a cada vencedor, é realizado por Ministério da Justiça, Vale, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e OAB.