Título: PMDB tem pressa para lançar nome de Sarney à presidência do Senado
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 12/12/2008, O País, p. 15

BRASÍLIA. Disposto a anunciar na quarta-feira o nome de seu candidato à presidência do Senado, o PMDB vai intensificar no fim de semana a pressão sobre o ex-presidente José Sarney (PMDB-AC). Em conversas separadas na quarta-feira, com Renan Calheiros (PMDB-AL) e o líder de seu partido, Valdir Raupp (RO), Sarney admitiu pela primeira vez concorrer. Mas desde que seja candidato único e a bancada apresente sua candidatura como missão, por considerar o cargo estratégico. A maior dificuldade seria fazer Tião Viana (PT-AC) desistir da disputa.

Outra dificuldade é quebrar as resistências no Congresso e no Planalto, que não são poucas, de ver o PMDB comandar as duas Casas, uma vez que está em estágio adiantado a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) para presidente da Câmara.

Sarney teme a exposição de seu nome a dois meses da eleição, o que poderia abrir margem para ataques de adversários. Por isso, uma das hipóteses ontem era a de que Sarney só lançaria a candidatura em fevereiro. Mas a oposição quer uma definição. PSDB e DEM sinalizaram com a possibilidade de fechar questão em favor de um candidato do PMDB, mas precisam saber quem será - Sarney, Pedro Simon (PMDB-RS) ou mesmo o suplente Neuto do Conto (PMDB-SC).

A oposição deu o alerta porque tem sido assediada por Tião. O petista teria oferecido a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para o tucano Tasso Jereissati (CE), e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Demóstenes Torres (DEM-GO).

De olho em 2010, o governador José Serra (SP) teria liberado a bancada tucana a apoiar o PMDB. Para compensar, Serra estaria disposto a usar sua influência para garantir a vitória de Michel Temer.