Título: Serra anuncia hoje pacote de estímulo fiscal
Autor: Doca, Geralda; Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 12/12/2008, Economia, p. 31

Setores atingidos pela crise terão mais prazo para recolher ICMS.

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra, anuncia hoje um pacote de medidas de estímulo fiscal para fazer frente aos efeitos da crise em diferentes setores da economia do estado. Os principais pontos do pacote paulista devem tratar de novas ampliações de prazos para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por setores mais atingidos pela crise. O governo também enviará à Assembléia Legislativa projeto de lei que amplia os benefícios da Nota Fiscal Paulista.

- Dentro das nossas possibilidades, estamos preparando algumas medidas adicionais - disse Serra.

Fiesp espera que ações sustentem contratações

Há duas semanas, o governo paulista já havia prorrogado o recolhimento do ICMS gerado em dezembro, que será recolhido metade em janeiro e metade em fevereiro. Medida com a qual estimava manter R$2 bilhões a mais em circulação no estado. Nesse novo pacote, o secretário de Fazenda, Mauro Ricardo Costa, recebeu sugestões de todos os setores da economia.

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) sugeriu a compatibilização do prazo de recolhimento do ICMS com o recebimento do valor das vendas.

- As ações propostas são fundamentais para garantir um cenário econômico favorável ao país em 2009, com manutenção das atividades industriais e continuidade de criação de postos de trabalho - disse Paulo Skaf, presidente da Fiesp.