Título: Dilma assume discurso de candidata em evento do PT
Autor: Damé, Luiza; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 13/12/2008, O País, p. 22

Berzoini diz que candidatura da ministra é a melhor opção.

BRASÍLIA. Num evento com prefeitos eleitos do PT em que foi a principal estrela, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, assumiu o figurino de candidata do presidente Lula para sua sucessão e afinou o discurso de campanha para 2010 em sintonia com a militância do partido. Numa clara polarização para enfrentar o governador José Serra (PSDB-SP), Dilma fez um discurso em que apresentou inúmeras comparações do governo atual com a gestão tucana, classificando de neoliberal a administração anterior. Aproveitou ainda a crise financeira internacional para afirmar que o governo Lula soube enfrentar melhor os momentos de turbulências:

- O governo do PT tem um grande compromisso. Somos um governo com responsabilidade fiscal, mas também com responsabilidade social. Por isso, não somos neoliberais. Entendemos o Estado como instrumento de mudança das condições da população.

Berzoini quer prefeitos atuando para 2010

Durante o encontro, ficou claro que o PT tem o objetivo de utilizar as prefeituras em seu projeto para 2010. O presidente do partido, Ricardo Berzoini, afirmou que os prefeitos petistas não são gerentes, mas líderes políticos de um projeto:

- Um dos objetivos desse encontro é preparar prefeitos para que, mais que administradores, se lembrem do papel de líderes políticos. O prefeito não é gerente. E um líder político do PT tem projeto para não deixar o país retroceder em 2010. Nós queremos continuar mudando com alguém que vai suceder ao presidente Lula.

Dilma destacou a importância das parcerias entre governo federal e prefeituras, ao afirmar que as administrações municipais são essenciais para a execução do Bolsa Família e de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Embora tenha afirmado que o governo federal não faz distinção partidária, admitiu que o "modo petista" de governar facilita as parcerias. Segundo Dilma, o PT é uma "força do bem" que fará uso correto do dinheiro público:

- Tenho certeza de que mais uma vez podemos confiar que nas 559 prefeituras que temos a cabeça de chapa, naquelas que temos o vice ou naquelas em que apoiamos a coligação, nós sempre seremos uma força - vamos dizer simplificadamente - do bem, uma força que vai impulsionar o uso correto do dinheiro público.

Depois de Lula ter dito que nenhum partido tinha candidato melhor que Dilma, Berzoini mudou o tom cauteloso e passou a classificar a candidatura da ministra como a melhor opção:

- Concordo com o presidente Lula. Na disputa de 2010, temos duas características. Uma disputa de projetos, que é a comparação entre os oito anos do governo Lula com os oito anos da gestão anterior. De outro lado, aparecem as características pessoais. No caso da ministra, as características dela são de liderança, de uma mulher com esse perfil de gestão, de agregação, essa capacidade de estar empenhada no sucesso do governo em uma área vinculada ao desenvolvimento do país, com o respeito que tem do empresariado e dos trabalhadores. Não vejo candidatura melhor.

Dilma evitou comentar:

- Não posso concordar nem discordar. Ficaria muito esquisito. É sobre a minha pessoa.

oglobo.com.br/pais