Título: Crise deve dominar debates na Cúpula
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 15/12/2008, Economia, p. 19

Encontro de chefes de Estado de América Latina e Caribe começa amanhã.

BRASÍLIA. No meio da maior crise financeira global das últimas décadas, 33 chefes de Estado de América Latina e Caribe se reúnem amanhã e quarta-feira, na Costa do Sauípe, nos arredores de Salvador, para discutir temas como a própria crise, sob a ótica de integração e desenvolvimento. O governo brasileiro avalia que a Cúpula da América Latina e do Caribe, que ocorrerá, pela primeira vez, sem a chancela dos EUA ou da Europa, servirá também para tratar de questões alimentar, energética e do aquecimento global.

A cúpula reunirá presidentes envolvidos em divergências sérias: do Equador, que anunciou moratória de parte de sua dívida externa, inclusive com o BNDES. E os de Venezuela, Bolívia e Paraguai, que também estão fazendo auditorias em suas dívidas.

Mas a maior atração política será o presidente de Cuba, Raúl Castro. O Grupo do Rio fará reunião extraordinária para anunciar a entrada de Cuba nesse fórum. A expectativa é haver uma pressão dos países reunidos para o fim do embargo americano ao país caribenho.

O Mercosul também se reúne na Costa do Sauípe amanhã. Hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, participarão de um encontro com ministros do bloco. Será lançado o Plano de Ação Social e o Instituto Social do Mercosul.

Ainda haverá debates para aprovação do código aduaneiro; a dupla cobrança da Tarifa Externa Comum; e a criação de um fundo para pequenas e médias empresas, que se associarem em operações, com cerca de US$100 milhões anuais.