Título: Carro usado pode ter incentivo
Autor: Segalla, Vinícius
Fonte: O Globo, 16/12/2008, Economia, p. 23

Governo prepara medidas adicionais para estimular mercado.

RIO e SÃO PAULO. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de automóveis novos elevou as vendas em até 30% no último fim de semana. Embalado com as notícias de retomada das vendas, mas ciente de que a redução do imposto acabou fazendo as revendas baixarem o valor do usado, o governo já prepara medidas adicionais de incentivo.

- A notícia de 30% de aumento (das vendas) de carros novos certamente terá um reflexo nos usados, porque boa parte desse movimento se dá via venda do carro usado para compra do novo - disse o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, em São Paulo, depois de participar de almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Miguel Jorge informou que o governo estuda repasse de recursos do Banco Central para bancos médios e pequenos exclusivamente para financiar a compra de usados.

Segundo concessionárias, o fim de semana registrou o melhor movimento dos últimos três anos. No Rio, na Disnave (Volkswagen), no Shopping Nova América, as vendas aumentaram 30%. Segundo Gustavo Brito, sócio da loja, foram comercializadas 35 unidades. Na loja multimarcas Carro Bom, na Barra, a procura cresceu 20%. Um Pajero TR4 2009, que custava R$70 mil à vista, passou para R$67 mil sem o IPI. Na Unik, da Peugeot, os preços caíram 6%, e as vendas foram as melhores em três anos. (Bruno Rosa, Erica Ribeiro e Lino Rodrigues)