Título: Ódio aos EUA e ao IRÃ, amor por Che Guevara
Autor:
Fonte: O Globo, 16/12/2008, O Mundo, p. 30

O jornalista da rede Al-Bagdadia Muntazer al-Zaidi, de 29 anos, chegou a virar notícia quando foi seqüestrado no ano passado. Levado por pistoleiros em Bagdá, foi libertado três dia depois. No domingo, no entanto, virou celebridade e passará a ser lembrado como o homem que jogou seus sapatos em Bush. Al-Zaidi começou a trabalhar na TV em 2005 e, em pouco tempo, ficou conhecido entre seus colegas como um homem que odeia os Estados Unidos e o Irã, e que é um profundo admirador de Che Guevara.

¿ Todos sabem que ele é comunista. Seu ódio pelos Estados Unidos tem vários motivos. Ele perdeu dois irmãos extremistas, mortos em combate pelos militares americanos, e recentemente teve seu apartamento invadido por forças dos EUA. Não tenho dúvidas de que seu gesto foi premeditado. Muita gente na redação diz que ele falou sobre isso várias vezes ¿ disse um colega da TV, que pediu para não ser identificado.

Apesar de xiita e de ver com simpatia o grupo liderado pelo clérigo Moqtada al-Sadr, al-Zaidi tem ódio do Irã, país que considera um dos principais inimigos do Iraque. O repórter também se opunha ao regime de Saddam Hussein. Sua família chegou a ser presa durante o regime do ditador, mas foi solta devido a influência de amigos.

¿ Ele tem um perfil nacionalista. É um iraquiano que odeia a todos os que considera uma ameaça para o país. Seu orgulho em ser árabe é notório, nunca fez questão de esconder o que pensa ¿ disse outro colega da TV.