Título: Chuva volta e causa mais estragos
Autor: Perboni , Juraci
Fonte: O Globo, 17/12/2008, O País, p. 4

Deslizamentos e alagamentos em SC tiram mais gente de suas casas.

FLORIANÓPOLIS. A forte chuva que caiu até a manhã de ontem voltou a castigar municípios da região metropolitana de Florianópolis, além do Vale do Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina. A cidade de Palhoça é a mais afetada, com deslizamentos de terra e alagamentos.

Num condomínio de 32 apartamentos, no bairro de Passa Vinte, 132 moradores tiveram que deixar suas casas. O deslizamento interditou dois blocos do condomínio. No mesmo bairro, uma casa desabou. Assim como aconteceu nas últimas semanas, moradores estão isolados devido à queda de barreiras.

Em Florianópolis, São José e Biguaçu também houve alagamentos e desmoronamentos, sem registro de feridos. Em Joinville, no norte do estado, cerca de 20 mil pessoas ficaram desalojadas e 120, desabrigadas. Uma casa desabou, mas as pessoas já haviam deixando o local. Segundo a Defesa Civil, há pelo menos 15 casas que podem despencar dos morros. Também houve alagamento em Itapoá e São Francisco do Sul.

"De novo temos que tentar salvar o que restou"

Em Itajaí, os moradores que retornaram para casa depois das enchentes de novembro tiveram que levantar os móveis para salvar o que havia restado. Muitos precisaram sair de casa novamente. A dona-de-casa Iracema Melles reclamou do problema que enfrenta pela segunda vez em menos de um mês.

- De novo temos que tentar salvar o que restou. Parece que nada é feito para nos ajudar - desabafou.

O volume de chuva ficou acima da previsão da Epagri/Ciram. Em alguns municípios, superou, em poucas horas, o que deveria chover no mês inteiro. Entre as 9h de segunda-feira e 9h de ontem, foram registrados 255,8mm em São Francisco do Sul, 203,4mm em São José, 165,8mm em Luis Alves e 106,8mm em Florianópolis. Em Itajaí, a precipitação foi de 85mm.

A Defesa Civil Estadual fez um alerta à população para deixar as áreas de risco em todas as cidades onde voltou a chover.

Em Ilhota, as buscas dos corpos e liberação dos acessos, além do retorno às famílias, foram suspensos até que o local ofereça segurança. De acordo com a Defesa Civil, 50 pessoas, entre as quais as equipes de salvamento e resgate, estariam isoladas no Morro do Baú. Também foram registrados deslizamentos naquela região.

No Oeste do estado, em Fraiburgo, 15 minutos de chuva de granizo provocaram a perda total de pomares de maçã e destelhou 70 casas. Com a forte chuva, o trânsito nas rodovias estaduais e federais voltou a ser afetado. Na BR-101, novos deslizamentos de terra provocaram desvios na região de Balneário Camboriú. Na BR-470, foram registrados problemas no acostamento em pelo menos três pontos: Blumenau, Rodeio e Gaspar.(Juraci Perboni)

oglobo.com.br/pais