Título: Em Campos, descaso com doações
Autor: Perboni , Juraci
Fonte: O Globo, 17/12/2008, O País, p. 4

Roupas que deveriam chegar a desabrigados são deixadas na rua.

CAMPOS. Em Campos, no Norte Fluminense, onde a chuva causou transtornos à população, um exemplo de descaso com as vítimas foi flagrado por repórteres de uma emissora de televisão. Na última segunda-feira, num momento em que chovia na cidade, uma equipe da Inter TV Planície, afiliada da Rede Globo, gravou, diante da Secretaria de Promoção Social, centenas de peças de roupas doadas aos desabrigados que iriam para o lixo.

Um funcionário não identificado disse que as peças foram descartadas porque não serviam, mas as imagens mostraram o bom estado de conservação de calções, blusas, camisas e outras peças. Uma hora depois, a Secretaria de Promoção Social mandou recolher a roupa e deu outra versão. Em nota, afirmou que as doações haviam sido descartadas por pessoas afetadas pela enchente.

Ontem, a exemplo de segunda-feira, choveu durante todo o dia em Campos, a cidade mais castigada pelas enchentes no estado. Ainda são 1.800 desabrigados e cinco mil desalojados. A Defesa Civil está em alerta máximo. Várias áreas da cidade continuam em estado de emergência, como Ururaí, Lagoa de Cima, Batatal, Imbé e Ponta Grossa dos Fidalgos. A Defesa Civil também está preocupada com o nível do Rio Paraíba do Sul, que começa a subir em razão das chuvas que caem em Minas Gerais e em São Paulo.