Título: Raúl Castro faz elogios a Lula e a brasileiras
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 19/12/2008, O País, p. 14

No Itamaraty, cubano beija jornalista.

BRASÍLIA. O presidente de Cuba, Raúl Castro, em sua primeira visita oficial ao Brasil, se disse apaixonado pelo país e não poupou elogios à mulher brasileira. Recebido com todas as honras de visita de Estado na rampa do Palácio do Planalto, agradeceu a postura do presidente Lula, que defende o fim do embargo comercial à ilha, e fez referência ao irmão, Fidel, em brinde no almoço em sua homenagem, no Itamaraty.

Descontraído, elogiou o Brasil e a mulher brasileira, e encerrou a entrevista com um beijo em uma jornalista:

- Tenho um problema sério, porque vou embora rápido do Brasil e não quero me apaixonar pelo Brasil. Nem pelas brasileiras. São muito bonitas, como as cubanas. Se não faço essa declaração, não posso voltar a Cuba.

O presidente cubano retardou em algumas horas sua volta ao país, que estava prevista para ontem à noite, para participar do churrasco de fim de ano do presidente Lula com seus ministros na Granja do Torto.

Bem-humorado, informou que não falaria tanto no discurso quanto o velho ditador ou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Raúl só se irritou quando um repórter perguntou sobre o regime da ilha, que mandou opositores para o paredão.

Raúl reconheceu virtudes no presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e disse que chegará a hora da verdade nas relações entre os dois países. Ele atribuiu a uma vingança a manutenção do embargo americano à ilha. Apesar de viver num regime comunista, de partido único, Raúl defendeu a pluralidade:

- Há que se acostumar a viver na pluralidade. E é raro que um comunista cubano fale assim. O mundo seria muito chato se todos tivessem de pensar igual a todos.