Título: Minc faz críticas a plano de Mangabeira para Amazônia
Autor: Vizeu, Rodrigo; Marques, Sérgio
Fonte: O Globo, 19/12/2008, O País, p. 14

Carro do ministro é fotografado em vaga de deficientes.

BRASÍLIA. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou ontem o Plano Amazônia Sustentável (PAS), conjunto de ações comandadas pelo ministro do Planejamento Estratégico, Mangabeira Unger para desenvolver a região. Em balanço informal da gestão este ano, durante um seminário sobre desmatamento, ele disse que o PAS está travado e reclamou da falta de integração entre os setores do governo.

- Um ministério vai lá e abre uma estrada, outro vai lá e expande a fronteira agrícola, outro constrói uma hidrelétrica. Depois aumenta o desmatamento e sou eu que tenho que explicar - reclamou.

Enquanto aguardava a chegada do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para participar do seminário, o carro de Minc ficou por cerca de meia hora estacionado em duas vagas reservadas a deficientes físicos, em frente ao Hotel Nacional. O motorista do ministro, ao perceber que estava sendo fotografado, reclamou e estacionou do outro lado da rua, sobre a rampa de acesso dos deficientes à calçada. Minc, que falava ao telefone ao lado do carro, nada percebeu.

Minc também citou entre as ações com resultados insatisfatórios a Operação Arco Verde - que envolveu vários ministérios, incluindo o Meio Ambiente, e prevê R$1 bilhão para financiar reflorestamento e recuperação de áreas degradas na Amazônia.

Sobre o decreto de crimes ambientais, Minc disse não acreditar que os ruralistas fiquem hostis ao governo por causa da alteração do dispositivo. O governo voltou atrás e excluiu a Amazônia da suspensão de embargos para quem invadiu áreas da reserva legal (parcela da propriedade que não pode ser desmatada). Segundo Minc, a concessão do prazo extra para os produtores amazônicos nunca foi cogitada e só ocorreu porque os ruralistas aproveitaram sua viagem à Polônia para incluir o artigo.