Título: Israel acusado de usar bomba de fósforo
Autor: Malkes, Renata
Fonte: O Globo, 06/01/2009, O Mundo, p. 25

Palestinos suspeitam de feridas que podem ter sido causadas por arma proibida

Renata Malkes

ASHKELON, Israel. Fontes palestinas afirmam que bombas de fósforo, condenadas e proibidas pela Convenção de Genebra, estariam sendo usadas por tropas israelenses na ofensiva terrestre à Faixa de Gaza, no que seria uma grave violação das leis internacionais de guerra. A acusação é baseada em suspeitas de médicos dos hospitais locais, que se impressionaram com as queimaduras de segundo e terceiro graus apresentadas por sobreviventes dos bombardeios, além das constantes nuvens de densa fumaça branca vistas nas áreas em que se concentram os combates homem-a-homem.

Arma foi usada contra o Hezbollah em 2006

O Exército nega a informação, mas no passado já admitiu o uso da arma ilegal, como nas batalhas contra o grupo guerrilheiro xiita Hezbollah durante a segunda guerra do Líbano, em 2006.

¿ As Forças de Defesa de Israel e todas as suas armas operam de acordo com as leis internacionais ¿ limitou-se a afirmar a porta-voz do Exército, Avital Leibotich.

Segundo analistas, o uso da arma ilegal em áreas populosas como a Faixa de Gaza pode transformá-la numa ¿arma de terror¿. O fósforo provoca graves queimaduras, pois suas partículas não param de agir mesmo depois do contato inicial com a pele. O fósforo pode ainda ser usado como bombas de gás lacrimogêneo, provocando densas nuvens de fumaça quando as bombas são lançadas e o agente químico entra em contato com o oxigênio. De acordo com a Convenção de Genebra assinada em 1980, essas armas podem ser usadas como ¿cortinas de fumaça¿ para confundir o inimigo num combate ou mesmo como iluminação, já que suas explosões provocam também um forte raio de luz amarela. O uso do fósforo em áreas habitadas por civis, no entanto, é expressamente proibido.

¿ Quando uma bomba de fósforo explode, provoca um efeito semelhante ao de fogos de artifício. Há um enorme clarão seguido pela fumaça espessa. É provável que as tropas em terra estejam usando o material numa tentativa de confundir os integrantes do Hamas e atrapalhar sua visibilidade. É praticamente impossível locomover-se em meio à cortina de fumaça ¿ disse o comentarista militar Roni Daniel, do Canal 2.

Tropas americanas e britânicas usaram com frequência o fósforo durante a invasão ao Iraque e foram duramente criticadas pela comunidade internacional. Seu uso pelas tropas israelenses poderia ser ainda um forte golpe para o governo de Israel, mergulhado numa ofensiva já controversa e amplamente criticada pela opinião pública mundial.

¿Temos quase certeza de que é fósforo¿

Segundo o paramédico Walid Khadoura, do hospital al-Quds, no campo de refugiados de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, trata-se da mais grave violação da lei internacional cometida até agora.

¿ Os israelenses mentem. Temos quase certeza de que se trata de fósforo. Nunca vimos queimaduras de terceiro grau em áreas tão extensas dos corpos dos feridos. Se não é fósforo, só pode ser alguma outra arma não-convencional ¿ disse Khadoura ao GLOBO, por telefone.

oglobo.com.br/mundo