Título: Israel faz terrorismo de Estado, diz assessor de Lula
Autor: Malkes, Renata
Fonte: O Globo, 07/01/2009, O Mundo, p. 22

Garcia diz que presidente tem simpatia por palestinos. Venezuela expulsa embaixador israelense

BRASÍLIA. O assessor especial de política externa da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, chamou de ¿terrorismo de Estado¿ a ofensiva israelense contra palestinos na Faixa de Gaza. Em entrevista ao jornal ¿Valor¿, Garcia reforçou a posição neutra do Brasil no conflito, mas admitiu que o presidente Lula tem ¿simpatia¿ pela causa palestina. A posição de Garcia, que assessora o presidente Lula na área internacional desde o primeiro dia do governo, também é compartilhada pelo PT, partido que presidiu interinamente.

Em nota, o PT também classificou os ataques de Israel de ¿terrorismo de Estado¿. O partido do presidente Lula chega a comparar a ofensiva israelense aos ataques nazistas: ¿Não aceitamos a `justificativa¿ apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques. Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista¿, diz a nota, de autoria do presidente do PT, Ricardo Berzoini.

O presidente Lula também condenou, no último dia 30, a incapacidade do governo americano e da própria Organização das Nações Unidas em resolver o conflito. Lula comparou o potencial bélico de Israel contra os palestinos ao de ¿uma bomba diante de um fósforo¿. Quatro dias depois, o presidente classificou como carnificina os ataques israelenses.

A pedido do presidente, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, vem negociando a continuidade da iniciativa na qual os americanos tentaram mediar um processo de paz entre israelenses e palestinos, em 2007. Em Lisboa, Amorim conversou anteontem com o chanceler da Síria, Walid al-Moualem. Ele já manteve contatos com colegas europeus e com a chanceler israelense, Tzipi Livni, a quem criticou o ¿uso desproporcional¿ da força na Faixa de Gaza.

Em reação aos ataques israelenses em Gaza, o governo da Venezuela expulsou ontem o embaixador de Israel em Caracas e também alegou que o país pratica ¿terrorismo de Estado¿. O corte nas relações diplomáticas entre os dois países ocorre no mesmo dia em que o presidente do país, Hugo Chávez, acusou Israel de estar promovendo um ¿Holocausto¿ na Faixa de Gaza.

Na próxima sexta-feira o governo brasileiro envia 14 toneladas de medicamentos e alimentos para vítimas na Faixa de Gaza. Os mantimentos seguem em um avião da FAB até Amã, na Jordânia. De lá, vão à Faixa de Gaza por terra, com a ajuda de uma organização humanitária jordaniana.

Com agências internacionais