Título: Campanha já começou
Autor: Sallum, Samanta
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2009, Cidades, p. 37

O processo eleitoral na OAB-DF já começou, pelo menos nos bastidores. As eleições para a direção regional da entidade, que representa 24 mil advogados, estão marcadas para novembro. A atual presidente, Estefânia Viveiros, é forte candidata ao terceiro mandato. Seu nome ainda não está oficializado. Outras pessoas do seu grupo político também estão no páreo. As candidaturas tanto da situação como de oposição estão sendo desenhadas.

Pessoas próximas a Estefânia afirmam que não era pretensão dela disputar mais um mandato. Que seu projeto é uma cadeira no Conselho Federal da OAB. No seu grupo político, estão cotados os nomes de Esdras Dantas, Ibaneis Rocha Barros Júnior e Eduardo Roriz ¿ mas este teve a pré-candidatura enfraquecida ao decidir assumir o cargo de consultor jurídico do GDF. A prioridade é manter a atual gestão no poder e, para isso, é preciso apostar no nome mais forte, o que pode recair novamente em Estefânia, que por enquanto evita falar no assunto.

A preocupação vem com o crescimento da candidatura do advogado Francisco Caputo que pode aglutinar o campo da oposição. Ele já se lançou oficialmente candidato. Primeira vez que disputa, traz a bandeira da renovação. Ele esteve pessoalmente com Estefânia para se apresentar como candidato. ¿Queremos inaugurar uma nova forma de fazer política de Ordem, de alto nível, sem fulanizar, sem escandalizar, porque isso atinge a credibilidade da nossa instituição, que não merece isso. Faremos uma campanha propositiva. Esse tipo de caso como das fraudes no Exame e das escutas só envergonham a classe e diminuem a OAB¿, destaca ele. (SS)