Título: Representação arquivada
Autor: Sallum, Samanta
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2009, Cidades, p. 37

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) arquivou a representação da OAB contra a procuradora Ana Carolina Resende de Azevedo por supostos abusos na condução das investigações, no ano passado, sobre as fraudes no Exame de Ordem.

A OAB se indignou com a operação de busca e apreensão de documentos, realizada pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal, na sede regional da entidade. Considerou uma invasão e sustentou que não havia necessidade de a procuradora ter feito o pedido judicial de busca.

A OAB nacional e a Associação Nacional dos Procuradores da República trocaram, na época, duras críticas sobre a conduta de seus representantes. ¿A procuradora fez o que eu teria feito para ajudar a OAB a sair dessa nuvem de suspeitas, comprovadas, inclusive, no Exame de Ordem¿, destacou o promotor Diaulas Ribeiro, membro do CNMP, durante sessão que apreciou o caso.

Segundo Diaulas, a OAB está transformando o exame de Ordem em ¿fábrica de dinheiro¿. E sugeriu que a entidade não obrigue o candidato reprovado, na segunda fase, a repetir a primeira fase e a pagar por ela. ¿Se o candidato passou na primeria fase deve apenas pagar pela segunda, porque não se trata de um concurso público, que tem como princípio a unidade.¿ Também defendeu que a OAB conceda gratuidade àqueles que não podem pagar pelo exame. (SS)