Título: Em segredo, Dilma faz plástica
Autor:
Fonte: O Globo, 23/12/2008, O País, p. 9

Ministra aproveita as férias para se submeter a cirurgia no rosto e no pescoço.

BRASÍLIA. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, submeteu-se no último sábado a uma cirurgia plástica, como revelou ontem em seu blog no site do GLOBO o jornalista Ricardo Noblat. Segundo o jornalista, Dilma foi operada às 13h30m. Ela entrou discretamente na clínica do cirurgião plástico de Porto Alegre, Renato Vieira, na Rua André Poente, uma das mais movimentadas do bairro Moinhos de Ventos. Vieira não atende clientes nos fins de semana, mas abriu uma exceção para Dilma. A operação durou cerca de três horas. Foi uma plástica de rosto e de pescoço.

A preparação da ministra para enfrentar o grande público e os holofotes - como uma prévia da sua provável missão em 2010: ser a candidata apoiada por Lula para sucedê-lo na Presidência - começou meses antes da campanha eleitoral deste ano. Nessa época, ficou evidente que ela, como "mãe do PAC", como foi chamada pelo presidente Lula, seria uma das mais requisitadas pelos candidatos a prefeito.

A imagem de sisuda e durona, que nunca fez questão de amenizar nos encontros com políticos no Palácio do Planalto, deu lugar a uma mulher mais sorridente e leve. Não só no trato com os políticos, mas nas ruas durante a campanha e nos contatos com a imprensa.

Com a mudança de comportamento, veio uma mudança no estilo. Ela trocou os óculos de grau por lentes de contato; passou a aparecer sempre com batom de cores fortes; tentou fazer pequenas mudanças no penteado e já não usa apenas os tradicionais terninhos de cores apagadas.

Para se submeter à cirurgia, para correção da área dos olhos e do pescoço, Dilma tirou três semanas de férias. Sua volta ao trabalho está prevista para 5 de janeiro. Se depender do desejo do presidente, a nova imagem da ministra aparecerá muito na mídia. Na sexta-feira, em conversa com os jornalistas, Lula disse que Dilma precisa dar mais entrevistas e aparecer mais, porque "assunto é o que não falta" para ela falar.