Título: Lula faz homenagem a Chico Mendes
Autor:
Fonte: O Globo, 23/12/2008, O País, p. 9

Em programa de rádio, presidente diz que seringueiro tem "imenso valor".

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente" para homenagear o líder seringueiro Chico Mendes, morto há 20 anos em Xapuri, no Acre. Lula revelou que conheceu o líder ambientalista em 1980 e que os dois mantiveram uma relação política forte. O presidente lastimou que ele só tenha se tornado conhecido no país após receber o prêmio Global 500, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987, por sua luta pela preservação ambiental. Ou depois de ter sido assassinado pelos fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves da Silva.

- O Chico Mendes passou a ser compreendido pela sociedade brasileira depois que ganhou um prêmio na ONU. Até então, ele era tratado aqui, no Brasil, como se fosse uma figura baderneira, um grevista, que atrapalhava que os empresários derrubassem a floresta - lembrou o presidente.

Para Lula, o seringueiro defendia não apenas a floresta, mas o jeito moderno de o povo que mora na floresta sobreviver, explorando de forma adequada as riquezas produzidas pela natureza:

- Quando o Chico Mendes foi assassinado é que o Brasil tomou consciência de que tinha uma liderança extremamente importante, anônima.

Lula: há inúmeros Chico Mendes espalhados pelo país

Em defesa da atividade de líderes sindicalistas e comunitários, o presidente disse que há inúmeros Chico Mendes espalhados pelo país e que é importante garantir que eles sigam em suas lutas.

- Aos poucos, estamos conseguindo que a sociedade brasileira compreenda a valorização do tipo de gente como o Chico Mendes. Tem muitos Chico Mendes espalhados pelo Brasil afora, nas mais diferentes áreas. E acho que essas pessoas precisam ser preservadas, cuidadas, porque essas pessoas têm um valor imenso para o país - disse Lula.