Título: Gol leva reprimenda da Anac
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 27/12/2008, O País, p. 3
FILAS NOS AEROPORTOS
Agência ameaça suspender novas autorizações de vôo se problemas não forem corrigidos até dia 18
Chico Otavio
Apresidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, se reuniu ontem com representantes da Gol para fazer uma advertência: além de multas que serão aplicadas, a agência não autorizará novos vôos da empresa e ainda cancelará os já autorizados, caso a Gol não corrija problemas apontados pela agência dentro dos prazos fixados. Na reunião, ficou acertado que a empresa terá até o dia 18 de janeiro para unificar os seus sistemas de check-in com a Varig e, com isso, reduzir o tempo dos passageiros na fila. Se o prazo não for cumprido, serão negadas novas autorizações de vôo.
A Gol terá ainda até o dia 26 de janeiro para diminuir o tempo das aeronaves em solo nos aeroportos do Rio e de Brasília, e as operações remotas (embarque e desembarque em pontos distantes dos terminais). Caso não cumpra o prometido, os vôos que continuarem com atrasos poderão ser cancelados.
"Melhorias ficaram aquém do esperado"
Solange Vieira disse que a Gol, que ontem voltou a atrasar 42,1% de seus vôos até 20h, só escapou de sanções imediatas para não prejudicar ainda mais os passageiros no período de festas de fim de ano:
- A Anac não tem como mudar isso agora - explicou ela.
Além da demora em solo e da não-unificação do check-in, a Anac identificou como razões dos atrasos da Gol o aumento da ocupação dos vôos, que passou de 58% para 80% no período de fim de ano; o tempo superior ao planejado para a execução das operações de solo pela empresa prestadora de serviço; e a espera de passageiros de vôos de conexão, especialmente vindos do Norte do país, onde os aeroportos freqüentemente têm operado com restrições ou suspendido suas operações em decorrência das chuvas.
A agência concluiu que, em virtude de os vôos estarem operando com altos índices de aproveitamento, a empresa enfrenta dificuldade em remanejar os passageiros em outros vôos, razão pela qual têm optado em esperar as conexões.
- As melhorias providenciadas pela Gol ficaram aquém do que esperávamos - disse Solange.
A presidente da Anac informou que os atrasos da Gol estão acima dos padrões verificados no mês de dezembro (em torno de 20%, índice que ela considera aceitável). Mesmo assim, ela lembrou que a média geral do período está abaixo dos números registrados no ano passado - 15% de atraso superior a 60 minutos, contra os 30% do ano passado.
- Os passageiros estão sofrendo desconforto, mas longe da situação de caos - declarou ela.
A presidente da Anac disse que técnicos da agência deverão produzir um relatório, até o dia 4, que servirá de base para a aplicação de multas que vão variar de R$2 mil a R$200 mil para cada problema operacional encontrado. Solange Vieira esclareceu, porém, que as multas não estão relacionadas aos direitos lesados dos passageiros.
- Os passageiros com problemas devem procurar os Procons - recomendou a diretora.
A Anac também alertou que casos de passageiros que não conseguirem embarcar e alteração de vôos não-programada com antecedências serão punidos.
Na reunião de ontem, a equipe da Gol foi liderada pelo diretor de Relações Institucionais da empresa, Alberto Fajerman. A companhia, segundo a Anac, se comprometeu a rever os procedimentos de check-in ainda este ano e garantiu que todas as posições de atendimento em Guarulhos, Brasília e Galeão estarão ocupadas no horário pico.
Gol pode operar no terminal 2 do Galeão
Outra promessa da companhia é informar aos passageiros, ainda este ano, o tempo de espera na fila. Ficou acertado ainda que a Anac irá avaliar com a companhia a viabilidade de transferir vôos domésticos e as respectivas áreas de check-in da empresa do terminal 1 para o 2 do aeroporto do Galeão.
A Anac disse que a Gol também garantiu que, apesar dos atrasos, todos os passageiros embarcaram para seus destinos. A agência deverá intensificar a fiscalização nas filas do check-in da Gol para verificar se as promessas serão cumpridas.
Boletim divulgado ontem pela Infraero mostrou que, até 20 horas, 364 vôos (22,5% do total) estavam atrasados. Destes, mais da metade (218) era da Gol. Além de problemas operacionais, o mau tempo, principalmente no Norte do país, agravou a situação nos aeroportos brasileiros. Em Boa Vista (RR), por exemplo, o atraso chegou a 66,7% dos vôos. No Galeão, foi de 31,2% e em Guarulhos, 18,8%.