Título: Acordo com França prevê construir 5 submarinos e montar 50 helicópteros
Autor: Almeida, Cássia; Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 23/12/2008, Economia, p. 20

Sarkozy defende presença do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem, durante o Segundo Encontro Empresarial Brasil-União Européia, que o Brasil e a França vão assinar acordo de defesa que prevê a construção de cinco submarinos (quatro a diesel e um nuclear) e a montagem de 50 helicópteros. Segundo Jobim, o acordo prevê "transferência de tecnologia global, inclusive com treinamento dos engenheiros brasileiros em fábricas francesas" e a construção de um estaleiro no Rio de Janeiro. Ele ficará entre a Nuclep e o Porto Itaguaí, conforme informou a coluna Negócios & Cia, no último sábado:

- Esse estaleiro e uma nova base para submarinos serão operados por 20 anos pela iniciativa privada. A parte de propulsão nuclear será feita pelo Brasil, que detém a tecnologia - explicou Jobim.

O pacote dos 50 helicópteros está orçado em $1,899 bilhão e a montagem será feita pela Helibrás e por fornecedores brasileiros. A expectativa do ministro é que o quadro da Helibrás com esse contrato aumente de cem para 500 trabalhadores:

- Devem ser abertos mais cinco mil empregos indiretos.

Jobim afirmou que a crise financeira não modificou os acordos na área de defesa, por serem projetos de longo prazo:

- Estamos falando de 20 anos.

Dentro do assunto defesa, durante seu discurso para empresários brasileiros e franceses, o presidente da França e da União Européia, Nicolas Sarkozy, defendeu a entrada do Brasil como membro permanente do Conselho de Defesa da ONU, pleito brasileiro de muitos anos.

- Eu sou sincero quando digo que precisamos do presidente Lula na governança mundial. Nem todos os países europeus concordam com isso. Eu não falo aqui como presidente do conselho, mas como presidente da República francesa. Precisamos do presidente Lula como membro permanente do Conselho de Segurança e precisamos dele para preservar os equilíbrios ambientais.