Título: Camila Pitanga atrai holofotes de Carla Bruni
Autor: Candida, Simone
Fonte: O Globo, 23/12/2008, Economia, p. 21

Primeira-dama francesa fez sucesso entre funcionários de banco de leite da Fiocruz. Atriz brasileira, entre pacientes

De vestido azul-marinho com poás brancos, sandálias com pedras azuis de salto baixo - que deixavam à mostra as unhas dos pés pintadas de vermelho - e uma bolsa Hermés roxa, a primeira-dama da França, Carla Bruni, causou frisson ontem entre os funcionários do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fiocruz localizada no Flamengo, Zona Sul. Mas a estrela francesa não brilhou sozinha. A atriz Camila Pitanga - que é madrinha da campanha de doação de leite 2008 do instituto - foi o foco das atenções dos pacientes da instituição. Simpática, Camila fez questão de posar para fotos e sorrir para uma multidão que se acotovelava diante da área reservada para a cerimônia oficial.

O tour de Carla Bruni pelo IFF, durou 51 minutos, sob forte esquema de segurança. Na cerimônia, ela aceitou a proposta do presidente da Fiocruz, Paulo Buss, de criar um banco de leite humano no Haiti, uma ação de cooperação trilateral entre o Brasil, a França e o Haiti.

Mulher de Cabral presenteia Carla Bruni

A mulher do presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou ao prédio do IFF, às 12h24m. Do lado de fora, fotógrafos e cinegrafistas e curiosos aguardavam a chegada da cantora e ex-top model italiana. Muitos funcionários do IFF levaram máquinas digitais para registrar a passagem da estrela. Sorridente, Carla Bruni cumprimentou pessoalmente algumas doadoras de leite convidadas para a festa.

Dentro do Banco de Leite, Camila Pitanga falou à visitante da importância do trabalho da Rede de Bancos de Leite da Fiocruz, que em 2008 assistiu 1,35 milhão de mulheres e arrecadou 135 mil litros de leite humano, beneficiando 140 mil recém-nascidos.

- Sinto muito orgulho de um projeto brasileiro estar sendo exportado para o mundo todo - disse Camila à Carla Bruni, que não quis falar com a imprensa nem discursar no palco armado pelo cerimonial.

Segundo Camila Pitanga, durante a visita, Carla Bruni disse ter ficado surpresa com o trabalho desenvolvido pelo centro de referência para bancos de leite humano da Fiocruz.

- Ela ficou surpresa, porque na França é muito complicado doar leite. Como mãe, sei da importância do leite materno para as crianças - comentou Camila, que ainda amamenta a filha, Antônia, de sete meses.

Ao final da cerimônia, Carla Bruni recebeu flores da presidência da Fiocruz e ganhou um presente antecipado da primeira-dama do estado, Adriana Ancelmo, mulher do governador Sergio Cabral: uma gargantilha com pingente do Cristo Redentor, da designer italiana Francesca Romana Diana.

- É por seu aniversário, amanhã (hoje) - disse Adriana.

- Muito obrigada - agradeceu a ex-top model.

Hoje, Carla Bruni - que trouxe o filho Aurelien, de 7 anos, em sua visita ao Brasil - vai ao Morro do Cantagalo, em Copacabana, para conhecer o programa Criança Esperança. Também vai assistir a um desfile da Moda Fusion, grife criada por uma associação franco-brasileira que divulga o trabalho de moradoras da Favela da Maré.